A principal função da coladeira é colar as bordas nos painéis .Existem inúmeros tipos dessas máquinas, que vão das manuais até as linhas mais sofisticadas, equipadas com mais de 10 motores. A maioria delas possui um grupo de fresas para retífica. Ao passar por esse grupo, o painel fica liso e com acabamento, pronto para a inserção da cola e da borda. As mais completas possuem destopadores, um grupo de fresas para desbaste da borda, um grupo para o arredondamento longitudinal, um grupo para arredondar o topo, raspadores e polidores para dar brilho à borda.

REVOLUÇÃO NAS FRESAS DE RETÍFICA

Com a evolução da indústria de móveis, é cada vez maior a utilização de novos materiais para formar as bordas dos painéis, o que gera maiores desafios para a produção industrial. Em função disso, os fabricantes de ferramentas têm desenvolvido novas geometrias, com ângulos mais agressivos, para manter e melhorar a qualidade da usinagem e acompanhar a crescente evolução dos projetos e materiais utilizados na indústria.

A nova tecnologia “Finish”, desenvolvida pela Wirutex do Brasil, está provocando uma verdadeira revolução para o grupo de fresas de retifica. Com a inclinação de 60°, os dentes resultam num acabamento muito superior às fresas clássicas. Além de dar maior durabilidade à ferramenta, a nova tecnologia produz um acabamento final que praticamente elimina as imperfeições das superfícies, o que gera uma economia de até 20% na quantidade de cola utilizada no processo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *