O sistema conhecido como nesting trouxe praticidade e produtividade para as empresas. Seu revolucionário processo de sucção, que prende o painel inteiramente através de vácuo, permitiu a usinagem das mais diferentes geometrias, como ângulos e raios, além de reduzir o tempo de setup em quase zero.

Uma grande vantagem do sistema nesting é processar os painéis a partir de seu estado bruto, já os deixando esquadrados (cortados dentro das medidas projetadas), substituindo o trabalho das seccionadoras. Como é um processo de corte e furação, o nesting abrange, e ainda otimiza, o trabalho de duas máquinas convencionais em um único processo.

Os modelos mais completos de máquinas nesting possuem alimentador de matéria-prima e etiquetador. Com eles a máquina se auto-alimenta e marca com um código de barras cada peça que foi usinada no plano de corte.

MUDANÇAS NA GEOMETRIA DAS FRESAS

As fresas que eram usadas em centros convencionais sofreram muitas mudanças para funcionar nas máquinas nesting. Devido à presença da chapa de sacrifício, a ponta da ferramenta sempre está em contato com o material e o cavaco gerado na usinagem só pode escoar para cima. Esses dois fatores somados geram muito aquecimento na ferramenta. Por isso, novas geometrias foram desenvolvidas especialmente para melhorar escoamento e, novos materiais passaram a ser empregados, como ligas de aço menos suscetíveis a aquecimento para compor o corpo da ferramenta.

Outro recurso cada vez mais empregado para reduzir os efeitos do aquecimento e melhorar o processo de eliminação de resíduos é o uso do conjunto cone e turbina. Juntos, esses dois acessórios podem aumentar a vida útil da ferramenta em mais de 30%.

Kit Turbina Wirutex


O cone térmico tem extrema precisão na fixação, deixando a fresa com menos de três centésimos de excentricidade (desvio em relação ao eixo). Para ter uma ideia, em cones com pinça a precisão chega perto dos oito centésimos.

Cone Térmico Wirutex


A turbina tem a função de sugar todo o cavaco gerado durante a usinagem, conduzindo os resíduos ao sistema de sucção do centro de usinagem. Com o caminho livre, a fresa tem menos desgaste e pode até prosseguir com maior velocidade de avanço

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *