Logotipo - Wirutex
Foto - O segredo para a perfeita colagem de borda está na fresa para retífica

O segredo para a perfeita colagem de borda está na fresa para retífica

14/04/2021    Nenhum comentário

Em nosso dia a dia de relacionamento com os clientes, notamos que um dos principais aspectos que afetam o rendimento da coladeira de borda é a adequação da fresa de retífica. Recomendamos que ela seja perfeitamente dimensionada para a operação, que é influenciada pela quantidade de peças a serem processadas. Diferentes quantidades de peças requerem desenhos específicos da fresa.

Mas há outros aspectos que analisamos e estudamos, de forma a abastecermos nossos engenheiros com a maior quantidade de informações possível para a realização do projeto da fresa. Por exemplo, precisamos conhecer também a marca e o modelo da máquina utilizada, a matéria-prima empregada, entre outros aspectos que nos ajudam a traçar um perfil exato do processo de usinagem da coladeira de borda do cliente. Assim, temos como projetar e fabricar a ferramenta mais eficaz.

Muitas vezes, a simples decisão pelo catálogo pode não ser satisfatória. Por exemplo, na decisão pela compra de uma fresa de retífica em diamante, se a máquina usina somente painéis de 40 mm, não adianta adquirir uma ferramenta para painéis de 65 mm porque era a medida mais próxima indicada no catálogo do fornecedor. A decisão por esta medida imprecisa vai implicar no investimento em 25 mm a mais de diamante e aço que nunca vão usinar coisa alguma. E o pior, quando for necessário afiar, esses 25 mm serão afiados da mesma forma. Ou seja, uma compra não planejada, que vai representar em maiores custos de aquisição e afiação. Um tremendo desperdício!

Por outro lado, um fator também importante para alcançar os melhores resultados de usinagem é a geometria dos dentes. Depois de uma minuciosa análise técnica das características da máquina e suas condições de operação, pode-se projetar a fresa de retífica para que ela tenha ângulos de corte mais inclinados, que vão possibilitar corte mais preciso, com maior velocidade de avanço.

Apesar de possuir maior custo de aquisição quando comparadas às fresas convencionais, aquelas desenvolvidas de modo personalizado proporcionam maior produtividade e apresentam excelente relação custo/benefício em médio e longo prazos. Podemos comprovar que é possível adquirir uma ferramenta de alta tecnologia com um custo inicial que cabe no bolso.

A opção por um projeto especial de fresa de retífica, sob orientação especializada do fabricante tem várias vantagens: assertividade e agilidade na resolução de correções e ajustes durante o processo, custo de aquisição menor, maior durabilidade entre afiações, menor custo de afiação e ainda a possibilidade de contar com suporte técnico permanente. Os benefícios e vantagens obtidos serão comprovados quando você fizer um cálculo detalhado de quanto investiu em ferramental e quanto percebeu de receita na venda do produto final.

Para ter uma ideia, aqui em nosso dia a dia de relacionamento com os clientes, já tivemos o caso de fabricar uma fresa de retífica especial que alcançou vida útil quatro vezes maior, possibilitou redução de uso de cola em 20% e durabilidade entre afiações seis vezes maior, quando comparada às fresas em diamante convencionais.

Ao planejar a compra da fresa para retífica de sua coladeira de borda, pense em quanto você pode ganhar e economizar trabalhando com especialistas em ferramentas e processos de usinagem. Nós, da Wirutex/Basso, estamos à disposição para iniciarmos aquele projeto que vai te dar a solução final. Conte conosco.

Carlos Fabichaki - Consultor de Vendas da Wirutex

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 





Comentários

Preencha todos os campos, por favor.

Seja o primeiro a comentar este post!