Logotipo - Wirutex
Foto - Alta produtividade em madeira maciça

Alta produtividade em madeira maciça

09/09/2020    3 comentário(s)

Ao adquirir seu novo centro de usinagem, uma fábrica de produtos para mobiliário, de Bento Gonçalves (RS), constatou que o rendimento da operação estava muito aquém das expectativas. A concepção dos produtos e a madeira utilizada exigiam um desempenho superior das ferramentas de corte, fabricadas em vídia, que equipavam a máquina. 

A equipe técnica Wirutex foi chamada e estudou o caso em conjunto com o encarregado da produção da empresa. A solução foi projetar uma ferramenta com desenho especial, em diamante, para atender precisamente as necessidades de produção da empresa: maior durabilidade, menos pausas entre afiações e melhor acabamento.

A máquina passou a produzir o mesmo número de peças na metade do tempo, com drástica redução das afiações. A excelência no acabamento alcançado pela ferramenta permitiu o envio direto das peças para a fase de tingimento e selagem, sem necessidade de lixa. Foram eliminadas duas fases no processo de acabamento e o nível de produtividade se tornou muito superior.

De acordo com o programador do centro de usinagem da empresa, as ferramentas do novo centro de usinagem não estavam rendendo o que era necessário. Ao ser consultada, a Wirutex propôs um novo projeto de ferramenta, especialmente desenhada para trabalhar com a matéria-prima utilizada pela empresa: o tauari, madeira mais dura que as tradicionais. Ele observou que, com a nova ferramenta, dobrou a capacidade de produção.

Com a palavra, a engenharia Wirutex
“Em nosso dia a dia junto às empresas que processam madeira, nem sempre a solução passa pelos produtos que oferecemos em catálogo. É comum o cliente necessitar de um projeto específico. No caso dessa empresa de Bento Gonçalves (RS), precisamos desenvolver uma ferramenta com geometria mais agressiva, diferente das ferramentas  standard. Uma combinação ímpar nos ângulos  de corte que a caracterizam, de tal forma que conseguíssemos uma associação de resistência a longas jornadas  com precisão e qualidade imbatível no corte.” Engenheiros Diego e Marcus Basso





Comentários

Preencha todos os campos, por favor.


FLAVIO GUIDA LOPES • 17/09/2020 às 10:22

Olá Sr. Nilton. Como vamos precisar compreender melhor as suas necessidades, solicitamos que o Sr. entre em contato com a Andreia, consultora da Wirutex: 54 99188-4367 (Whataspp). Muito obrigado.


nilton de souza vieira marcenaria EPP • 15/09/2020 às 11:27

olá , eu gostaria de informações sobre fresa para os eixos de respigadeira , estou querendo substituir as tradicionais facas por fresa desintegradora ou algo parecido . att , nilton .


nilton de souza vieira marcenaria EPP • 15/09/2020 às 11:27

olá , eu gostaria de informações sobre fresa para os eixos de respigadeira , estou querendo substituir as tradicionais facas por fresa desintegradora ou algo parecido . att , nilton .