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Aumento nas vendas de móveis para escritório foi impulsionado por vendas on-line

20/04/2021    Nenhum comentário

O isolamento imposto pelo novo coronavírus teve forte impacto na vida das pessoas. Uma grande parte delas passou a ficar mais tempo em casa. Muitas foram obrigadas a modificar sua rotina e começar a trabalhar em home office, o que levou à necessidade de adaptação e renovação dos móveis da moradia.

Segundo o portal Mercado & Consumo, os novos hábitos de consumo empurrados pela pandemia no Brasil fizeram aumentar significativamente as vendas de móveis de escritório, entre outros itens, como material de construção, bicicletas e instrumentos musicais. Com as pessoas mais tempo em casa, os gastos com transporte urbano e com turismo caíram cerca de 40% em 2020, na comparação com 2019. Os investimentos dos consumidores se voltaram então para dentro do próprio lar. O valor gasto pelas pessoas em móveis de escritório cresceu 39%, como forma de equipar a casa para a atividade de home office.

O aumento das vendas de móveis de escritório foi especialmente impulsionado por outra tendência que está provocando uma verdadeira transformação socioeconômica: as compras on-line. Esta mudança na maneira de comprar por parte dos consumidores foi um fato que marcou o ano de 2020. Ao que tudo indica, veio para ficar, e está influenciando o comportamento de quem compra de várias formas.

A chamada geração millenials (nascidos entre 1980 e 2000) forma um grupo de milhões de pessoas consideradas totalmente digitais. Elas cresceram junto com o avanço das tecnologias e hoje ditam as tendências culturais em todo o mundo. Por se movimentarem à vontade no mundo digital, os millenials integraram a internet em suas vidas. Por meio dela, trabalham, estudam, interagem socialmente, obtêm conhecimento e compram. Suas demandas de consumo on-line exigem que fabricantes e varejistas ofereçam o máximo de informações sobre os produtos. Em contrapartida, para conquistar os millenials, é necessário ouvi-los atentamente e conhecer seus desejos e necessidades.

Com relação à compra de móveis, no cenário atual, influenciada pelas restrições impostas pela pandemia somadas ao comportamento predominante da geração digital, identificam-se algumas tendências de consumo:
 

  • Os clientes decidem pelos produtos pensando nos benefícios e no valor agregado que possuem. O que importa é que o produto resolva o problema e ofereça a melhor experiência de consumo. O fator preço fica em segundo plano.
     
  • A decisão de compra é muito influenciada pelas redes sociais. Por isso, a presença de fabricantes e varejistas do setor de móveis nesse ambiente é imprescindível. Por meio das redes sociais, é possível um diálogo mais próximo e direto com o cliente, o que facilita o acesso a informações detalhadas e permite que o cliente faça comparações entre marcas para reunir elementos de decisão. Observa-se que as redes sociais aceleram a tomada de decisões pelos consumidores.
     
  • O ano de 2021 tem mostrado que a união das experiências física e digital, o conhecido ?figital?, é uma tendência que veio para ficar, principalmente pelo uso generalizado de aplicativos por celulares e o aperfeiçoamento dos meios de pagamento digitais. Por exemplo, a pessoa faz a compra pelo Whatsapp e retira na loja física. é uma indicação de que a operação de compra on-line tem se mostrado eficaz, confortável e segura.


Estas foram apenas algumas das diversas transformações que ocorreram na maneira de as pessoas escolherem produtos e decidirem a compra. Os gestores da cadeia moveleira devem ficar atentos para compreenderem os novos comportamentos no mundo digital. Ao acompanhar a velocidade das mudanças, podem se preparar para oferecer serviços e produtos na medida das exigências das novas gerações.

Fontes pesquisadas:

mercadoeconsumo.com.br

completa.com.br

conteudo.mercadopago.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 





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