Wirutex

menu

Planejamento e controle pode ser o elo que falta

Por Marketing Wirutex

Publicado em 01/02/2021
Planejamento e controle pode ser o elo que falta

O atual processo de retomada dos negócios no setor moveleiro está provocando um descompasso entre vendas e produção em muitas indústrias. Este fato aciona o sinal de alerta para a importância do emprego de um procedimento realmente estratégico para a eficiência da fábrica : Planejamento e Controle de Manutenção. O PCM tem como grande benefício a redução de desperdícios de materiais, tempo e mão de obra.

é possível que alguns gestores industriais ainda não tenham percebido que a manutenção não é apenas reparar danos depois da quebra, fazer a limpeza e a troca de componentes desgastados. é necessário enfatizar que, quando as providencias de manutenção são executadas de forma sistemática e planejada, a planta industrial tem altos ganhos em produtividade, que vão refletir numa minimização dos efeitos de um possível descompasso entre a área comercial e a industrial. Então, o aumento das margens de lucro será uma consequência natural da adoção do PCM. Também é possível que nem todos os gestores das indústrias de móveis atentaram para os benefícios da implantação desse processo nas linhas de produção.

Para contribuir na conscientização dos benefícios do Planejamento e Controle de Manutenção, aqui vão algumas das mais importantes vantagens do processo:

Alocar de forma racional os principais recursos envolvidos na manutenção: mão de obra, tempo e lucro.

Minimizar falhas internas e aumentar o tempo de produtividade das instalações.

Assegurar a eficiência de máquinas e equipamentos.

Proporcionar maior segurança à fábrica, devido a inspeção e manutenção regulares das instalações.

Diminuir custos com incidentes inesperados, como reparos e peças de reposição.

Aumentar a confiabilidade e disponibilidade, e melhorar o setor de manutenção como um todo.

Mesmo que uma determinada fábrica de móveis não possua um PCM implantado, todos os aspectos citados de alguma forma contribuem para conscientizar seus gestores sobre o quanto o processo de manutenção pode interferir na produtividade e nos lucros da empresa. O mesmo vale para o quesito peças de reposição e assistência técnica, que devem estar alinhados com a eficiência exigida das máquinas e equipamentos e com a qualidade final dos produtos.

Como fornecedora de componentes e peças de reposição de alta qualidade, a Basso está plenamente capacitada e comprometida com as melhores práticas industriais para atender às necessidades de reposição e manutenção em máquinas e equipamentos de produção da indústria de móveis e da madeira. Sua equipe de consultores, técnicos e engenheiros se coloca à disposição para se aprofundar e fornecer assistência técnica e orientações, como também até se integrar ao Planejamento de Controle e Manutenção de sua empresa.
 

galeria de imagens

Compartilhar:

gostaria de conversar com a gente?