Logotipo - Wirutex
Foto - Como otimizar a fixação da chapa no nesting

Como otimizar a fixação da chapa no nesting

17/08/2021    Nenhum comentário

O sistema conhecido como nesting levou grande avanço à indústria de móveis e madeira. Além das inúmeras variações de ângulos possíveis no posicionamento das ferramentas, seu revolucionário processo de sucção, que prende o painel inteiramente através de vácuo, permitiu a usinagem das mais diferentes geometrias, como ângulos e raios, além de reduzir o tempo de setup em quase zero.

Uma grande vantagem do sistema nesting é processar os painéis a partir de seu estado bruto, já os deixando esquadrados (cortados dentro das medidas projetadas), substituindo o trabalho das seccionadoras. Como é um processo de corte e furação, o nesting abrange, e ainda otimiza, o trabalho de duas máquinas convencionais em um único processo.


A MELHOR RELAÇÃO CUSTO/BENEFíCIO


O fato é que o investimento feito em um centro nesting merece a atenção para um detalhe muito importante: o processo de fixação da chapa, que é realizado pelo sistema de sucção a vácuo. O funcionamento desse sistema tem influência direta na qualidade da usinagem, na produtividade e na segurança do processo. Mas em alguns casos o sistema de sucção não funciona tão bem, como nos casos de furação de topo e usinagem de raio boleado. Mas é possível otimizar esse processo de fixação. Sapatas especiais, fabricadas sob medida, posicionadas em pontos estratégicos da chapa, podem interagir com os canais de sucção e multiplicar o poder de aderência das chapas sobre a base de sacrifício.

Para que essa ideia funcione, é recomendado usar sapatas especialmente projetadas como é o caso da linha nesting da Basso. A partir de projetos personalizados, elas podem ser desenhadas para se encaixar com precisão em qualquer projeto criado pelos fabricantes. Produzidas com matérias-primas de alta qualidade, elas também apresentam a robustez e a resistência necessárias para garantir a integridade da máquina e a segurança do operador em um ritmo intenso de usinagem, com desempenho à altura das exigências de uma produção em larga escala.

Para quem faz a gestão de processos de usinagem, outro diferencial importante é que as sapatas Basso possuem relação custo/benefício altamente compensadora em comparação às sapatas importadas. Outra vantagem é que se elimina o ônus de encargos e trâmites inerentes a uma importação.

O centro nesting veio para incrementar a produtividade e a lucratividade nos processos de fabricação industrial. Mesmo não sendo consideradas protagonistas no processo, como as ferramentas de corte, sapatas especialmente fabricadas podem garantir uma usinagem eficaz, com qualidade de acabamento e segurança. Pense nisso e consulte a equipe técnica da Basso. Conheça os benefícios de utilizar sapatas de alta qualidade, fabricadas no Brasil.
 

 

 





Comentários

Preencha todos os campos, por favor.

Seja o primeiro a comentar este post!